O romance foi escrito em 1861,enquanto Camilo esteve preso na Cadeia da Relação do Porto (por adultério). A obra tem um subtítulo - "Memórias de uma família", pois Camilo inspirou-se na vida de seu tio, Simão Botelho, quando este era um jovem de 18 anos e que também esteve naquela prisão.
Nesta obra, como em muitas outras de Camilo, a temática gira à volta do amor profundo e fatal entre jovens que lutam pelas suas paixões até ao limite das suas forças. Por isso, na procura da felicidade, resistem a toda a espécie de obstáculos , mas frequentemente encontram a desgraça e até a morte.
Amor de Perdição é uma novela* passional onde o amor está ligado ao destino e à fatalidade, dominando e definindo a vida e morte das personagens principais. É uma narrativa concisa mas cheia de peripécias, que conferem grande interesse e dinamismo à ação. O autor-narrador dirige-se constantemente ao leitor (narratário), imaginando a sua reação perante o que narra (compaixão pelos enamorados; revolta face à hipocrisia de quem, aparentando virtude, comete atos bárbaros).
* Novela - "Do italiano novella, que, por sua vez, deriva do latim nova (“novidade, notícia”), para uma narrativa média em termos de extensão, por oposição ao conto (mais breve) e ao romance (mais extenso), o termo novela em Português não tem a mesma correspondência em outras línguas e dificilmente se encontrará consenso sobre a sua definição exacta. Novela distingue-se de outros géneros não só pela sua extensão mas também pela complexidade da sua trama, pelo que se pode definir, em termos muito gerais, como uma narrativa de extensão média (de tamanho variável, mas podendo ser limitada a cerca de 100 páginas ou 40 mil palavras), com uma trama simples, descrita sem demora na caracterização dos ambientes, personagens e tempos de acção, com apenas os elementos essenciais necessários à compreensão dos acontecimentos narrados. Nestas circunstâncias, a novela privilegia o desenvolvimento de um argumento ficcional essencial à descrição completa de todos os elementos de uma história de ficção.
A dificuldade etimológica do termo português novela percebe-se na sua comparação com outras línguas: em espanhol, chama-se novela a um romance e novela corta a uma novela; em francês, há uma distinção semelhante ao caso português, que não existe em espanhol, por exemplo; conte (conto), nouvelle (também do italiano novella, que corresponde ao nosso termo novela) e roman (romance, em português, romanzo, em italiano); em inglês, diz-se short story para conto, long short story ou novelette para novela e novel para romance."
Fonte: E-Dicionário de termos literários, de Carlos Seia (https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/novela/)
Para saberes mais sobre a obra, consulta:
https://pt.slideshare.net/layssa09/amor-de-perdio (resumo com excertos)
Sem comentários:
Enviar um comentário